Política

Conselho Deliberativo elege Conselho Fiscal e Ouvidoria. Conheça os candidatos

O Conselho Deliberativo se reúne às 19 horas desta segunda-feira (15), com extensa pauta e com duas eleições para o Conselho Fiscal e Ouvidoria. No Conselho Fiscal, após confusão política nas indicações que culminou com a retirada da candidatura da então chapa única (cuja composição era Matheus Cury -Presidente, José Augusto Faia Conrado, Fabio Figueiredo Lopez, Roberto Pires e Leandro Matsumotta), os conselheiros registraram apenas uma única chapa de consenso.

O candidato a Presidente do Conselho Fiscal é o conselheiro eleito Edmon Atik Filho (foto). Advogado e agropecuarista, Atik é filho do ex-presidente do Conselho e Vice-Presidente do Santos no primeiro mandato de Marcelo Teixeira (1992-1993), o saudoso médico Edmon Atik. Atik era conselheiro na gestão de Rueda/Jatene e se reelegeu na chapa de Marcelo Teixeira. Já presidiu o Santos Atletic Clube (SAC), o popular Clube dos Ingleses e também foi Diretor Jurídico da Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan), empresa de economia mista da Prefeitura de Santos.

O relator é o construtor Bruno Peres Lopes (foto), cuja empresa Construmares já patrocinou os pacotes de pipoca vendidos na Vila Belmiro. Peres Lopes foi relator do Conselho Fiscal da gestão de Celso Jatene no Conselho Deliberativo e é autor do parecer (aprovado pelo Plenário do Conselho em Dezembro de 2023) que autoriza o adiantamento de R$ 70 milhões das cotas do Paulista de 2024 para Andres Rueda pagar salários, o que não foi feito pelo Presidente e sequer fiscalizado pelo CF anterior ao qual ele integrava. Em virtude disso, Peres Lopes quer continuar no cargo e apontar as irregularidades de Rueda em seu último ano de gestão.

Único membro da Chapa que retirou a candidatura a continuar nessa nova composição é o advogado Fábio Figueiredo Lopez (foto). Assessor do Deputado Estadual e também conselheiro do Santos, Caio França (PSB), Lopez é advogado, já atuou na Câmara Federal e foi Secretário de Cultura em São Vicente na gestão de Pedro Gouvêa.

Cirurgião Dentista e Conferente do Porto de Santos, Andrei Silva (foto) é conselheiro com diversos mandatos eleitos ou pela chapa de Marcelo Teixeira ou pela de José Carlos Peres. Ex-nadador da Unisanta e amigo pessoal de Marcelo Teixeira, tende a ser os olhos do Presidente do clube no orgão. Ele é filho do saudoso conselheiro efetivo, Jameson Silva, o Jamico.

Falando em filhos, o último membro do Conselho Fiscal é José Ely Miranda Júnior (foto), filho de José Ely Miranda, o Zito, volante capitão do Bimundial e gerente em quase todos os títulos importantes do Peixe até 2009.

Ouvidoria

Na Ouvidoria, são duas vagas de Ouvidor do Conselho. No Estatuto anterior, que saiu de vigência em 2022, eram três vagas. Até este momento três conselheiros se candidataram as duas vagas.

Conselheiro em seu segundo mandato, Tarciso Carlos Menezes Lopez (foto) já foi ouvidor do clube por meio mandato entre os anos de 2016 e 2017, quando se candidatou a vaga aberta com a renúncia de Iliucha Valle. Comerciante do Setor de Manutenção de Automóveis, Tarciso Lopez é conhecido por estar sempre presente nos jogos do Santos e pelo suporte que deu aos associados quando esteve no cargo. Seu nome tem aprovação das principais lideranças da chapa de Marcelo Teixeira.

Membro do grupo Tradição Santista, partido que apoiou Rueda em 2020 e que migrou para Marcelo Teixeira em 2023, cuja liderança é do radialista Paulo Alberto, Joel Pfeifer (foto) é candidato a reeleição na Ouvidoria do Conselho, uma vez que ocupou o cargo na gestão de Celso Jatene e Andres Rueda. Técnico em Prótese Dentária e Presidente da Associação dos Protéticos Dentários da Baixada Santista e Litoral (APDBSL), Pfeifer conta com o apoio de seu grupo e de conselheiros efetivos do Santos, como o Cirurgião Dentista Braz Antunes Mattos Neto.

Correndo por fora está o conselheiro Roberto Carlos Martins Pires (foto), o Betão da TUSA. Membro da Torcida Unida Santista, Betão nunca ocupou o cargo no clube e conta com o apoio das bancadas ligadas as torcidas organizadas e dos Corneteiros Santistas, cujo presidente e conselheiro eleito, Luiz Guida, retirou sua candidatura para apoiar Betão.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo