Futebol Masculino

Santos vai precisar superar a “retranca” da Portuguesa para chegar a semifinal

(Imagem: Raul Baretta/ Santos FC)

O Santos enfrenta a Portuguesa neste domingo, às 20h15 (de Brasília), na Vila Belmiro, em busca da vaga para as semifinais do Paulistão Sicredi.

De volta as fases finais do Campeonato Paulista, Santos e Portuguesa reeditam um confronto que já teve momentos históricos e grandes decisões.

A REATIVA PORTUGUESA DE PINTADO

Contratado em fevereiro, após a demissão de Dado Cavalcantti, Pintado chegou a Portuguesa com o intuito de evitar o rebaixamento. Logo em sua chegada, o treinador abandonou a saída curta e a tentativa do jogo de posse, implementada por Dado, e buscou jogar de maneira mais reativa, dando a bola ao adversário e aproveitando os contra-ataques.

Estruturalmente, a equipe se posiciona no 1-5-3-2. Configuração que se altera nos momentos com bola e sem bola.

Quando está atacando, a Lusa se posiciona no 1-3-5-2. Praticando um estilo de jogo direto, a equipe costuma realizar muitos passes longos direcionados aos atacantes, seja para encontra-los em profundidade,  atacando as costas da última linha adversária ou para disputas físicas de 1ª e 2ª bola.

Defendendo, os jogadores se posicionam no 1-5-4-1. Jogando em bloco baixo, totalmente em seu campo de defesa, esperando o adversário entrar nele para então exercer a marcação. Com uma linha de 5 defensiva precedida por outra de 4, a Lusa se posta de maneira bem compacta na defesa, tendo como objetivo fechar linhas de passe e induzir o adversário a um erro com bola para assim recuperá-la.

Dessa forma, em 7 partidas, a equipe conseguiu conquistar 2 vitórias, 1 empate e foi superada 4 vezes. Sete pontos que foram fundamentais para livrar do rebaixamento e conquistar uma vaga nas quartas de final.

LEI DO EX?

(Foto: Divulgação/Portuguesa)

A Lusa conta com dois velhos conhecidos do torcedor santista. Victor Andrade, menino da Vila e Henrique Dourado, que atuou com Neymar em 2012, fazem parte do elenco da Portuguesa.

O Ceifador jogou 10 partidas e marcou 1 gol. Já o “sucessor” de Neymar anotou 1 tento e concedeu 1 assistência.

TIME QUE VAI A CAMPO

Segundo apuração do GE, o técnico Pintado deve manter a mesma escalação dos últimos jogos e ir a campo com: Thomazella, Talles, Quintana, Robson, Patrick e Eduardo Diniz; Ricardinho, Tauã e Giovanni Augusto; Maceió e Victor Andrade.

 

NÚMEROS DA LUSA NO PAULISTÃO

12 Partidas

3V 1E 8D

27% Aproveitamento

8 Gols marcados (média de 0,7 gol marcado por partida)

1,8 grandes chances criadas por partida

12,3 finalizações por partida

3,8 finalizações no gol por partida

17 Gols sofridos (média de 1,4 gols sofridos por partida)

-9 de saldo de gols

Não sofreu gol em apenas 02 partidas

(Fonte: Sofascore)

NÚMEROS DO CONFRONTO

Em partidas disputadas pelo Campeonato Paulista, Santos e Portuguesa já se enfrentaram 164 vezes, com boa vantagem de vitórias do Peixe.

78 vitórias do Santos

38 empates

48 vitórias da Portuguesa

Neymar enfrentando a Portuguesa em 2010 (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC)

Na Vila Belmiro, pelo Paulistão, a vantagem do Santos é ainda maior. São 61 vitórias em 87 jogos e apenas 19 derrotas. No último duelo entre as equipes, que também aconteceu na Vila, o Peixe venceu por 4 a 0, com gols de Marcos Leonardo (2) e Mendoza (2).

(Fonte: OGol)

Após garantir a segunda melhor campanha da fase de grupos e se classificar para as fases finais do Paulistão depois de três anos, o Santos vai encarar uma Portuguesa que brigou contra o rebaixamento por boa parte do campeonato e se classificou com a pior campanha entre os times que estão nas quartas de final.

Tendo a vantagem de jogar em casa, com torcida e enfrentando um adversário mais frágil, a equipe santista pode voltar a figurar entre os 4 melhores do estado e reascender a autoestima do seu torcedor.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo