Futebol

Fábio Carille e as mudanças táticas: Relembre momentos que o treinador surpreendeu taticamente

O novo treinador do Santos, Fábio Carille, é muito conhecido por ser um técnico que executa com muita qualidade o trabalho defensivo dos times em que esteve trabalhando, porém, essa não é a única qualidade que o comandante santista tem em seu histórico.

Em diversas ocasiões, Carille se deparou com algumas dificuldades para montar o time ideal, nelas ele se mostrou um bom estrategista e conseguiu surpreender os adversários em jogos considerados importantes. Nós, do Portal Meu Peixão, fomos buscar momentos que marcaram a trajetória do treinador.

4-2-4 NO CLÁSSICO CONTRA O PALMEIRAS

No ano de 2017, Fábio Carille conquistou os títulos paulista e brasileiro com o Corinthians. Naquele time, o centroavante Jô era a principal referência ofensiva, foi artilheiro do brasileirão e saiu no final do ano. Após a saída do Jô, o Corinthians não buscou um substituto para o centroavante e foi ai que Carille se mostrou um bom estrategista.

No dia 24 de Fevereiro de 2018, em um derbi realizado no estádio da Neo Quimica Arena, o, na época, técnico do Corinthians, entrou em campo com uma formação diferente e inusitada. Carille resolveu jogar sem centroavante, colocando uma formação em 4-2-4. A ideia foi de dar mais liberdade para Rodriguinho e Jadson, com Romero e Clayson nas pontas.

A ideia surpreendeu todo mundo. O Palmeiras estava invicto no campeonato, na ocasião. Rodriguinho jogou bem com a liberdade que teve, fez um belo gol e o time de Carille venceu por 2 a 0. O que se pôde ver é que o treinador não precisou contratar para encontrar o time ideal. Essa formação foi utilizada durante todo o campeonato que foi conquistado por Carille.

VITÓRIA NA LIBERTADORES COM A MESMA FORMAÇÃO

Não foi só no campeonato paulista que Carille mostrou ter estratégia. Na Libertadores de 2018 uma vitória chamou muito a atenção de todos pela forma com que o treinador montou sua equipe. Em abril daquele ano, o Corinthians foi jogar contra o Independiente fora de casa. O treinador da equipe argentina era Ariel Holan. Também posicionando o time no 4-2-4, Carille anulou todos os pontos fortes do Independiente e conseguiu a vitória por 1 a 0.

MAIS DO QUE UMA FORMA DE JOGAR

Fábio Carille já mostrou que os times comandados por ele podem executar mais do que somente uma maneira de jogar. A defesa sempre é um ponto muito bem pensado pelo técnico por ser uma especialidade dele, porém, ofensivamente, Carille também sabe organizar suas equipes.

No Santos, o treinador pode contar com jogadores de ataque polivalentes. Marcos Guilherme, que já trabalhou com o treinador, Diego Tardelli, Léo Baptistão são exemplo de atletas que podem executar mais de uma função. No meio, Sandry e Jobson estão próximos de um retorno e também poderão ajudar.

Conheça um pouco mais sobre os trabalhos de Fábio Carille durante sua carreira como treinador leia aqui.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo