Política

Celso Jatene e Mesa do Conselho Deliberativo de 2021 a 2023 estavam descumprindo ordem judicial do Tribunal de Justiça transitado em julgado

Na reunião do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube desta segunda-feira (15/01/24), o Presidente do egrégio órgão e Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. Fernando Reverendo Vidal Akaoui, levou ao conhecimento dos Conselheiros um fato estarrecedor: a Mesa Anterior (Presidida por Celso Jatene e composta por Fábio Pierry, Celestino Venâncio Ramos, Vinícius Constantino, e Fernando Abreu Secco) estava desobedecendo uma ordem judicial “transitada em julgado” (ou seja não cabia mais recursos judiciais).

Na reunião do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube desta segunda-feira (15/01/24), o Presidente do egrégio órgão e Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. Fernando Reverendo Vidal Akaoui, levou ao conhecimento dos Conselheiros um fato estarrecedor: a Mesa Anterior (Presidida por Celso Jatene e composta por Fábio Pierry, Celestino Venâncio Ramos, Vinícius Constantino, e Fernando Abreu Secco) estava desobedecendo uma ordem judicial “transitada em julgado” (ou seja não cabia mais recursos judiciais). Trata-se da exclusão, realizada pela Mesa encabeçada por Jatene e Pierry, que retirou 12 conselheiros Efetivos do egrégio orgão do Peixe. A Justiça determinou a volta imediata dos 12 associados como Conselheiros Efetivos do Conselho Deliberativo sem mais chances de recursos. Akaoui informou no começo da reunião que os 12 foram reintegrados ao Conselho Deliberativo do Santos na condição de efetivos.

A Mesa do Conselho da Gestão Rueda: Celestino Venâncio Ramos (2º Vice),
Fábio Pierry (1º Vice), Celso Jatene (Presidente), Vinicius Constantino (1º Secretário)
e Fernando Secco (2º Secretário) estariam desobedecendo Determinação Judicial

A determinação judicial é fruto de processo movido pelo Conselheiro Efetivo Ricardo De Moraes que, junto com outros 11 sócios do Santos, foram retirados do Conselho Deliberativo, onde estavam como Conselheiros Efetivos por ato da Mesa presidida por Marcelo Teixeira (2018 a 2020) após processo que tramitou no egrégio. Esse Processo foi noticiado em 11 de novembro de 2021 pelo repórter Caio Caju aqui no Portal Meu Peixão. Confira neste link https://meupeixao.com.br/2021/11/conselheiro-processa-o-santos-por-exclusao-da-mesa-deliberativa/

Akaoui (foto) abriu a reunião com as Comunicações da Mesa e disse: “A Mesa já recebeu um requerimento de 12 conselheiros que pedem a análise de uma decisão judicial proferida em sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e que contou com um Recurso Especial ao Superior Tribunal de Justiça que foi negado, portanto a decisão já está transitada em julgado. E ela anulou todas as decisões da Mesa Anterior e determinou a reintegração dos Conselheiros ao quadro de Efetivos. A Mesa obviamente irá acatar a determinação judicial uma vez que não cabe mais recurso, já foi transitada em julgada”, disse o Presidente do Conselho Deliberativo que também é Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Com isso serão reintegrados ao Quadro de Efetivos do egrégio órgão os seguintes nomes: Alberto Francisco de Oliveira Júnior, Atonio Gonçalves Neto, Carlos Roma Júnior, Cassio Frederick Gonçalves Ritcher, Denison Mafuz, Emerson de Oliveira Cholby, José Carlos Nóvoa Conde, Marcus Vinicius Lourenço Gomes, Paulo Vinícius Perez Andrade, Ricardo De Moraes, e os já falecidos Paulo Antonio Bento Silvares e Vasco Vieira.

Agora cabe aos atuais conselheiros explicarem porque a Mesa Diretiva anterior NÃO CUMPRIA uma DETERMINAÇÃO JUDICIAL apesar de ter dois Delegados (Celso Jatene e Fabio Pierry) e um Professor De Direito (Celestino Venâncio) em sua composição. Ou os atuais conselheiros acham que desobedecer a lei é algo “pequeno” no Conselho do clube? Providências precisam serem tomadas para que os comandantes do pior Conselho da história não passem impunes pelo Santos FC.

Confira abaixo os Conselheiros que retornaram ao Quadro de Conselheiros Efetivos do Santos FC:

ALEMÃO
Alberto Francisco de Oliveira Júnior (foto) é um torcedor símbolo do Peixe. Comerciante com bar ao arredores da Vila Belmiro, foi Presidente da Torcida Sangue Santista nos anos 70 e 80 e Conselheiro Eleito por 12 mandatos com Antonio Aguiar (1989), Marcelo Teixeira (1991, 1999, 2001, 2003, 2005, 2007), Miguel Kodja Neto (1993), Samir Abdul Hack (1996 e 1998) e Modesto Roma Júnior (2014 e 2017). Foi Diretor Social, de Patrimônio e Assessor da Presidência nas gestões de Rubens Quintas, Milton Teixeira, Antonio Aguiar e Marcelo Teixeira. Foi arrendatário do serviço de alimentação e bar da Vila diversas gestões. Em 2006 tatuou o escudo do Peixe na testa e virou ainda mais conhecido. Em 2023 tatuou no escudo na testa a coroa do Rei Pelé.

TONINHO
Antonio Gonçalves Neto (foto) é Contador e Conselheiro Eleito em 8 mandatos com Marcelo Teixeira (01-02, 02-03, 04-05, 06-07, 08-09) e Modesto Roma Júnior (15-17 e 18-20). Indicado por Esmeraldo Tarquínio Neto e José da Costa Teixeira, presidiu a Comissão Fiscal do Conselho Deliberativo por três mandatos 00-01, 02-03 e 04-05, acompanhando de perto as contas de metade dos anos em que Marcelo Teixeira foi Presidente do Peixe. Atuou no Departamento Financeiro do Santos em 2008, quando o Diretor da área era o Conselheiro Antonio Carlos Ferreira Gouvêa. Presidiu o Conselho Fiscal entre 2015 e 2017, quando foram reprovadas duas contas de 2015 e 2017. Apoiou a eleição de Andres Rueda em 2020 e ganhou como “prêmio” sua retirada do Conselho. Filho de uma família de contadores, presidiu o Sindicato dos Contabilistas de Santos e Região de 2008 a 2010 e o Conselho Deliberativo da Casa da Criança de Santos de 2006 a 2008. É um defensor da Pesca Esportiva o que um torna um verdadeiro amante de Peixes.

CARLINHOS ROMA
Carlos Henrique Paganetto Roma Júnior (foto) é Engenheiro de sucesso no ramo de tráfego e trânsito (tendo sido o responsável por abrir a Imigrantes em jogos do Santos quando atuava na Ecovias). É neto (Modesto Roma) e sobrinho (Modesto Roma Jr) de Ex-Presidentes do Santos FC. Seu Pai é o compositor do Hino Oficial do Santos FC. Foi Conselheiro Eleito do Santos por 6 mandatos com Marcelo Teixeira (1999, 2001, 2003, 2005, 2007) e Modesto Roma Júnior (2014). Atuou como representante no Santos no Rio de Janeiro durante a gestão do tio no clube. Fã de música como o pai.

CASSIO RITCHER
O Cirurgião Dentista Cassio Fredericks Gonçalves Ritcher (foto) participou por 10 anos na Diretoria de Futebol de Base das gestões de Samir Jorge Abdul-Hak e Marcelo Teixeira (1997 a 2007). Neste período, foi um dos comandantes do trabalho que revelou vários craques que foram campeões pelo Santos FC como Diego, Robinho, William, Douglas, entre outros. Depois ocupou a Diretoria de Saúde na Área Odontológica do clube entre 2008 e 2009. Foi Vice-Presidente de Fernando Bonavides no Conselho (Primeiro como segundo vice depois como primeiro após a renúncia de Florival Barletta) entre 2015 e 2017. Possui seis mandatos no Conselho com Marcelo Teixeira (00-01, 02-03, 04-05, 06-07, 08-09) e Modesto Roma Jr (15-17).

DENISON MAFUZ
De uma tradicional família de Alvinegros, tendo vários parentes que já ocuparam cargos e prestaram relevantes serviços ao Santos FC, Denison Mafuz (foto) manteve essa rotina familiar e já serviu por diversas vezes o Santos com brilhantismo. Como Conselheiro, atuou na Comissão de Inquérito e Sindicância e na de Estatuto do Conselho Deliberativo, convidado pelos presidentes José da Costa Teixeira e Florival Amado Barletta. Foi eleito Conselheiro com Marcelo Teixeira (00-01, 02-03, 04-05, 06-07, 08-09) e Modesto Roma Jr (15-17 e 18-20). Fã de música é guitarrista.

EMERSON CHOLBI
Primo de Edinho por parte de mãe, Emerson de Oliveira Cholbi (foto) é figura conhecida das arquibancadas santistas. Ex-Vice Presidente da Sangue Jovem, Cholbi foi eleito Conselheiro com Marcelo Teixeira (00-01, 02-03, 04-05, 06-07, 08-09) e Modesto Roma Jr (15-17 e 18-20). Atuou como Assessor no Departamento de Patrimônio do Santos FC de 2015 a 2018. Assessor direto de Marcelo Teixeira desde 2010, Cholbi é fundador da Associação Santos Sempre Santos e da Associação Família & Tradição. Assessorou grandes políticos como o saudoso Bruno Covas (Ex-Prefeito de SP e Ex-Deputado Estadual e Federal), Farid Madi (Ex-Prefeito de Guarujá) e Haifa Madi (Ex-Deputada Estadual).

CARLOS CONDE
José Carlos Nóvoa Conde (foto), popularmente conhecido por Carlos Conde, é Jornalista de muito sucesso, atuando em diversos veículos de Imprensa do Brasil e Exterior. Foi Editor-Chefe do Jornal A Tribuna; Assessor do Ex-Presidente do Conselho e Ex-prefeito de Santos, Esmeraldo Tarquínio; e Porta-Voz do então Senador Mário Covas Neto. Foi eleito conselheiro cinco vezes com Marcelo Teixeira (00-01, 02-03, 04-05, 06-07 e 08-09).

PAULO VINICIUS PEREZ ANDRADE
Efetivado pela Mesa após o Estudo de 2020, esse conselheiro não foi localizado pela reportagem que não conseguiu fazer seu histórico. Quem tiver informações podem passar que atualizaremos o texto.

MARCUS VINÍCIUS
Filho do saudoso advogado e ex-conselheiro do Santos, Aldo Lourenço Gomes, Marcus Vinícius Lourenço Gomes (foto) é advogado trabalhista e é tido como um dos principais advogados deste setor do Direito do Estado de São Paulo. Com seu escritório, prestou serviços ao Santos durante as gestões de Marcelo Teixeira, Modesto Roma Júnior e Orlando Rollo, conquistando expressivas vitórias no Tribunal Superior do Trabalho (TST) como contra Márcio Santos (que chegou a ter um shopping-center de sua propriedade penhorado) e Leandro Damião (que salvaguardou os direitos do Santos após o atacante “fugir” do clube no início de 2015). Foi eleito conselheiro 5 vezes com Marcelo Teixeira (00-01, 02-03, 04-05, 06-07 e 08-09) e 2 com Modesto Roma Júnior (15-17 e 18-20). Foi membro da Comissão do Estatuto que adequou o conjunto de leis e regras do Santos FC a Lei do Profut.

RICARDO DE MORAES
Funcionário Estadual da Policia Civil, Ricardo De Moraes (foto) é o autor do processo judicial que trouxe de volta todos esses conselheiros conforme determinação do Superior Tribunal de Justiça. Eleito com Marcelo Teixeira (00-01, 02-03, 04-05, 06-07, 08-09) e Modesto Roma Jr (2018-2020), Moraes já participou da Comissão de Inquérito e Sindicância e da Comissão do Estatuto do Conselho Deliberativo.

PAULO SILVARES in memorian
Paulo Antônio Bento Silvares (foto), falecido em 19 de dezembro de 2023 aos 69 anos, sem ter seu direito de Conselheiro Efetivo reconhecido em vida. Porém, Silvares deixou um grande legado no Santos FC e no Esporte da Cidade de Santos. No Peixe, foi Conselheiro eleito com Marcelo Teixeira (00-01, 02-03, 04-05, 06-07, 08-09), Fernando Silva (2015-2017) e Andres Rueda (2018-2020) e Diretor de Esportes Olímpicos de Marcelo Teixeira (00-01). Karateca praticante, aluno de Shogun Shinzato, Silvares foi escolhido pelo amigo e também carateca Oswaldo Justo para ser o primeiro Secretário Municipal de Esportes da Cidade de Santos, cargo que foi criado por Justo durante seu período na Prefeitura de 1985 a 1988. Silvares fortaleceu pilares que até hoje sobrevivem na Cidade de Santos. Sob sua gestão forma criados os Jogos Escolares entre as escolas da Cidade, o Campeonato Santista de Pedestrianismo, os 10 Km Tribuna FM, os Jogos Universitários de Santos e trouxe de volta a Cidade os Jogos Abertos do Interior em 1987, quando Santos reconquistou o título de Cidade Mais Esportiva do Brasil ao abrigar e conquistar essa competição após 20 anos de jejum. Os Jogos Abertos do Interior forma transmitidos para todo Brasil pela TV Cultura dando visibilidade para a Cidade nunca vista à época. Durante seu período na Secretaria de Esportes da Prefeitura, a Cidade tinha equipes disputando as principais competições do Estado e do Brasil em Voleibol (masculino e feminino), Basquetebol e Futebol de Salão, fazendo todas as partidas no Ginásio Antonio Guenaga, o popular Rebouças. Depois foi Presidente do Panathlon Club de Santos, entidade que preserva a história esportiva da Cidade. Silvares começa sua vida no Santos FC em 1999, ao se eleger Conselheiro na segunda gestão de Marcelo Teixeira. No primeiro mandato (00-01), Silvares foi Diretor de Esportes Olímpicos e montou em parceria com a OSAN e a Ulbra-RS times principais de Futsal e de Voleibol Masculino para jogar os respectivos Paulistas, competições que o Santos não disputava, no Voleibol desde os anos 70/80. A partir de 2002 retorna ao Conselho Deliberativo integrando a Comissão Fiscal (02-03 e 04-05), a de Inquérito e Sindicância e de Estatuto por diversas vezes. Foi Presidente de Mesa Receptora em diversas Eleições. Na Eleição do Santos de 2011, foi candidato a Vice da Chapa Santos Sempre Santos, encabelada por Reinaldo Guerreiro.

VASCO VIEIRA in memorian
Vasco Vieira faleceu em 10 de abril de 2021, vítima de Covid-19, aborrecido com a situação de sua Efetivação no Conselho Deliberativo do Santos FC. Foi ele autor do Requerimento que acabou Efetivando esses 12 membros em 2020 e que foi revogado por Celso Jatene nas primeiras reuniões de 2021. Conselheiro Eleito em 10 mandatos com Rubens Quintas Ovalle (1978-1979), Antonio Aguiar Filho (1990-1991), Marcelo Teixeira (1992-1993, 2002-2003, 2004-2005, 2006-2007, 2008-2009), Miguel Kodja Neto (1994) e Modesto  Roma Jr (2015-2017 e 2018-2020) ele era Advogado, Político e Comerciante.  Na gestão de Ovalle atuou como Diretor de Patrimônio. Depois foi Diretor de Comunicação do Santos FC, de 1992 a 1994, durante as gestões de Marcelo Teixeira e Miguel Kodja, quando começou, em parceria com o Museu da Pessoa de São Paulo o trabalho de resgate histórico do Santos FC para virar acervo do futuro Memorial das Conquistas do Peixe (parte deste trabalho o Museu da Pessoa disponibiliza no Youtube). Coordenou as campanhas de Quintas (1978), Marcelo Teixeira (2005,2007 e 2009) e Modesto Roma Jr (2014 e 2017) a Presidente do Santos FC e de Oswaldo Justo para Deputado Estadual. Presidiu Mesas de Votação em diversas eleições do Peixe e fez parte da Mesa Diretiva da Assembleia Geral de 2003 como 1º Secretário da mesa Presidida pelo juiz Rômulo Russo Jr. Como Advogado, Presidiu por diversas vezes a Comissão do Meio Ambiente da Subseção de Santos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Santos), onde atuou em grandes casos ambientais na Baixada e conduziu com brilhantismo o licenciamento ambiental da Sede de Lazer da OAB Santos no Morro da Nova Cintra que hoje leva o nome do ex-Presidente da OAB e Ex-Vice do Santos, Norberto Moreira da Silva. Sua contribuição é reconhecida em placa no espaço. Atuou como advogado como representante legal da Torcida Sangue Santista. Foi proprietário da Loja de Calçados Soulier que marcou época no Gonzaga em Santos. Seu sucesso como comerciante o levou a ser eleito em 1984 Presidente da Câmara dos Diretores Lojistas do Gonzaga (Atual CDL Praia), período que o comércio naquela região ganhou importância e relevância econômica e turística para Santos. Vieira começou a trazer Papai Noel no Natal para o Gonzaga antes mesmo dos shoppings pensarem nisso criando moda. Seu tino comercial e de marketing chamou a atenção do Prefeito da Cidade Oswaldo Justo que o nomeou Secretário de Turismo de Santos durante o ano de 1988, quando fez uma verdadeira revolução no Aquário e Orquidário transformando ambos equipamentos e os colocando entre os 10 equipamentos turísticos mais visitados do Brasil na época. Como Secretário incluiu a Vila Belmiro como ponto turístico da Cidade. Presidiu a Casa da Madeira entre 1990 e 1991, difundindo os laços Brasil e Portugal e o Santos FC pelas terras portuguesas. Depois, foi Diretor Regional da Companhia de Seguros do Estado de São Paulo (Cosesp) entre 1991 e 1992.

5 Suplentes de Eleitos assumiram vagas no Conselho
Como dois desses conselheiros que voltaram a Condição de Efetivos foram eleitos na Chapa de Marcelo Teixeira (Alberto Francisco, o Alemão, e Carlos Roma) em 2023, dois suplentes foram convocados para fechar a listagem de conselheiros eleitos. Como são eleitos 150 Conselheiros, os suplentes assumem quando eles morrem, renunciam ou vão ocupar cargos na direção do Santos. Até agora cinco suplentes foram convocados. De forma definitiva, para as vagas de Alemão e Roma forma chamados os suplentes Ranier Grande de Castro (Número 151 – jornalista que já trabalhou no clube e hoje é assessor de Márcio França no Ministério de Lula) e Matheus Tunholo Martins (152).

Ranier Grande atuou no Departamento de Comunicação do Santos FC de 2015 a 2017

Outros dois foram convocados para preencher temporariamente as vagas de Luiz Roberto Colombo Barboza e Daniel Pereira Alves que saíram da categoria eleitos do Conselho Deliberativo para integrar o Comitê de Gestão. Como Marcelo Teixeira prometeu acabar com o Comitê de Gestão, os dois devem retornar ao Conselho Deliberativo. Seus lugares são ocupados provisoriamente por Fernando Rodrigues Gaspar (153- Conselheiro de 2015 a 2020 e Sindicalista no Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo) e Evandro César de Oliveira (154). Tem mais uma convocação devido a contratação de Daniel Nascimento Curi (24 da lista de Conselheiros de Marcelo Teixeira) para ocupar a Diretoria Jurídica do Santos FC. Seu lugar no egrégio é ocupado enquanto ele prestar serviços ao Peixe por Carlos Antonio de Souza (155 – Conselheiro de 2015 a 2020, homem de confiança do ex-deputado federal Marcelo Squassoni, empreendedor e representante dos associados de Guarujá na Chapa de Teixeira).

Efetivações é polêmica antiga
As Efetivações de membros do Conselho Deliberativo do Santos FC não são uma polêmica nova. Uma vez, o próprio Celso Jatene foi vítima de uma delas. Em 2007, segundo reportagens do Jornal A Tribuna e do Canal Santos FC TV (do santista e ex-conselheiro Rachid Bourdonkan) que podem ser conferidas abaixo, o então conselheiro eleito Orlando Rollo (que depois presidiu o Santos Futebol Clube por três meses em 2020) levantou que 27 Conselheiros (Jatene seria um desses nomes conforme o próprio Rollo fala em Plenário em vídeo da Santos FC TV) teriam sido efetivados sem terem cumprido as normas estatutárias e apresentou Requerimento à Mesa. O então presidente Florival Amado Barletta encaminhou o Requerimento a Comissão do Estatuto e meses depois o mesmo foi arquivado. Rollo acionou o Ministério Público Estadual que não se manifestou.

Confira abaixo os registros da Santos FC TV da Reunião do Conselho de 20 de Novembro de 2007, quando Orlando Rollo afirma que a Efetivação de Cekso Jatene é suspeita

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo